Thursday 22 November 2007

Prémios Sociedade da Informação em Portugal

A APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação), a Sun Microsystems, a Oracle e o Jornal Expresso promoveram esta semana a cerimónia de atribuição do “Prémio Personalidade do Ano da Sociedade da Informação em 2007”.

O Galardoado este ano foi José Tribolet, Professor Catedrático do IST e Presidente da Direcção do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) pelo contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.

A selecção foi efectuada por um Júri, formado por sete pessoas de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:

- J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu;
- Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
- Francisco Murteira Nabo, Presidente da GALP;
- Gustavo Cardoso, Professor Universitário;
- João Taron de Oliveira, Director-Geral da Oracle Portugal;
- Jorge Salamanca, Director-Geral da Sun Microsystems Portugal;
- Luís Magalhães, Presidente da UMIC.

António João Simões Monteiro, homenageado a título póstumo, desde cedo dedicou a sua vida à defesa da Engenharia Informática em Portugal, tarefa que iniciou com a criação da Associação Portuguesa de Informática. Era docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sócio fundador e Director-Geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). Era o Presidente da Amnistia Internacional Portugal, organização de defesa dos direitos humanos que, em 1981, ajudou a fundar. Foi coordenador do 1º Congresso Português da Informática, em 1980 e foi membro da Missão para Sociedade da Informação.

Procedeu-se ainda à atribuição do Prémio Editorial que pretende reconhecer, distinguir e estimular a publicação de trabalhos na imprensa inscrita portuguesa ao longo do ano. Este ano os vencedores foram:

- Nuno Almeida, Revista Exame, com o artigo "Factura Digital";
- Luísa Dâmaso, Semana Informática, com o artigo "Informatização Hospitalar".